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Endomarketing: saiba o que é e quais os benefícios

Conquistar novos talentos é tão importante quanto captar novos clientes, isso porque melhorar a motivação e manter sua equipe engajada são fundamentais para ter sua empresa funcionando de maneira tranquila e crescendo continuamente.

Esses fatores são os principais benefícios que a estratégia de endomarketing traz para uma organização. Ele é um conceito que veio para ficar dentro da área de administração, e lança mão de estratégias do marketing convencional que são adaptadas e direcionadas especialmente para o público interno (colaboradores). 

O objetivo do endomarketing está muito além do que apenas criar uma imagem positiva para a empresa, e sim, de criar um ambiente acolhedor e que motive diariamente seus colaboradores.

Mas, para entender de maneira completa o que é o endomarketing e quais os principais benefícios que ele pode trazer para sua empresa, continue acompanhando nosso conteúdo.

O que significa endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada inteiramente para práticas internas na empresa, mais conhecido como Marketing Interno, que tem como objetivo melhorar imagem da empresa perante seus colaboradores e incentivar as boas práticas, motivando-os para ter um ambiente cada dia mais produtivo.

Essa estratégia é muito importante para que seus funcionários possam ter uma visão clara, objetiva e inspiradora da empresa. O motivo disso, é que eles possuem muito contato com pessoas de fora todos os dias, tornando mais fácil a ação de influenciar outros indivíduos sobre a marca de modo geral. 

Um exemplo: imagine que você trabalhe dentro de uma loja de roupas e que com o passar do tempo, passa a se identificar com a marca e o que ela tem a dizer. Com isso, você poderá indicar a loja de roupa para seus amigos e familiares.

Um feedback vindo de alguém de dentro para fora é muito valioso, isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma visão diferente daquele negócio e comecem a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, criando um sentimento de “adoração” pela marca.

Pensando por esse lado, por que você irá ficar de fora dessa estratégia tão poderosa? Adote o endomarketing dentro da sua empresa e veja grandes transformações acontecerem.

Endomarketing e seus benefícios

Benefícios de usar o endomarketing

Entenda quais são as vantagens em adotar essa estratégia, fazendo com que sua empresa cresça ainda mais. 

1) Colaboradores mais motivados

O endomarketing impacta diretamente na motivação de seus colaboradores, isso acontece por conta da transparência da empresa perante os funcionários, que buscam ouvir suas opiniões para entender o que eles podem trazer para agregar ainda mais ao time. 

Além do mais, essa motivação aumenta quando eles percebem que estão realmente inseridos em um ecossistema que se preocupa com a qualidade de vida e seu bem-estar.

2) Menor alternância de funcionários

Quando pensamos em colaboradores mais motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, é normal que a alternância não aconteça. Eles não possuem vontade de largar o emprego quando se sentem felizes e realizados.

3) Colaboradores mais leais e comprometidos

Empatia é a chave para garantir um bom relacionamento com seus colaboradores. Quem é que não gosta de se sentir acolhido e ter alguém preocupado com suas necessidades e ainda ouvir sugestões de melhoria? 

Isso impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.

4) Otimização da produtividade

Assim como a motivação, a produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.

Quando estão felizes com suas atividades, o trabalho rende, sendo executado com mais desempenho e ainda gerando mais produtividade, garantindo bons resultados para o negócio. 

5) Maior comprometimento dos colaboradores com a organização

As empresas investem muito em estratégias para captar novos clientes e acabam esquecendo de encantar seus próprios funcionários. E isso deveria ser uma regra. Invista no comprometimento com sua equipe e dê voz para que elas se sintam valorizadas, gerando sentimento de gratidão.

6) Qualidade e bem-estar no trabalho

Algumas atividades no dia a dia são estressantes, não há como negar. E muitas vezes, os empregos deixam se levar por momentos ruins no seu dia de trabalho, afetando seu bem-estar e produtividade.

Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e logo, é perceptível a melhora na saúde mental da equipe e diminuição do estresse nos escritórios.

Como implantar estratégias de endomarketing

Como implantar estratégias de endomarketing na sua empresa

Existem diversas formas de você implantar o endomarketing, pensando nisso, separamos as mais relevantes, confira:

1) Conheça sua equipe

Conhecer sua equipe é fundamental para inserir corretamente estratégias de endomarketing. Se necessário, faça pesquisas comportamentais para entender o que eles sentem e esperam do seu trabalho.

2) Reforçe a cultura da empresa

Reforçar qual é a cultura, com certeza, é uma das grandes missões do endomarketing. Ter o propósito definido é essencial para motivar a equipe e impulsionar os valores da empresa entre os colaboradores.

3) Ofereça feedbacks 

Os feedbacks são importantíssimos para manter o engajamento da equipe. Tanto positivo ou negativo, o colaborador sempre terá algo para captar e melhorar em seu dia a dia de trabalho, além disso, ele irá se sentir valorizado por receber o retorno transparente do seu chefe, podendo aprimorar ainda mais suas habilidade e aplicar nas atividades.

Lembre-se que feedback não deve ser feito apenas quando há um problema, mas sim um processo constante na empresa.

4) Treine sua equipe

Investir em capacitação é uma das formas mais certeiras e importantes para estimular o aprendizado e ânimo dos colaboradores. Sem dúvidas, é um grande aliado da estratégia de endomarketing, visto que eles ampliem seus conhecimentos técnicos e reforçam os ideais da organização, despertando engajamento. 

5) Ofereça brindes personalizados para seus funcionários

Quem é que não gosta de receber mimos? Oferecer produtos personalizados para seus colaboradores é uma forma de demonstrar carinho e gratidão por ele fazer parte da empresa.

Itens como mochilas, canecas, pastas, malas para viagens e entre outros são ótimas peças para personalizar e presentear a equipe. Acesse aqui e conheça outras opções.

6) Tenha programa de recompensas

Quando metas e objetivos são cumpridos entre as equipes, nada mais justo do que oferecer algo em troca para agradecer e comemorar a conquista, certo? Reconhecer os esforços prestados mostra o valor que a empresa tem com seus empregados. Por isso, invista em um programa de recompensas.

Há muitas formas de recompensar, como viagens de lazer, de alguns dias ou de um final de semana, day off (intercalando cada um da equipe, claro), tickets para atrações ou a comemoração de resultados em um happy hour com a equipe.

Investindo nessa estratégia você conseguirá ótimos resultados com seus funcionários, e também, com seus clientes.

Para ficar por dentro de conteúdos como este, acesse nosso blog!

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