O marketing é fundamental em todo tipo de negócio, seja ele alimentício ou até no mundo da moda. Segundo uma pesquisa feita em 2017 pelo Sebrae sobre o setor da indústria da confecção, com mais de 400 profissionais da área, uma das maiores adversidades para comandar uma confecção de moda é captar novos clientes e, além disso, a falta de mão de obra qualificada e baixas vendas.
Para melhorar esse cenário, o marketing digital veio para facilitar a busca por novos consumidores, focado em cada necessidade e entendendo a real demanda. E, uma das ferramentas que ajudam nessa etapa são as redes sociais, que conseguem transmitir novidades todos os dias de diferentes formas e oferecer soluções para diversos tipos de público-alvo.
Pensando em como melhorar a divulgação da sua confecção, preparamos dicas de marketing focadas especialmente para esse ramo. Confira com a gente a leitura!
Dicas de marketing para impulsionar sua empresa de confecção
Como já citamos acima, dicas de marketing digital vão ajudar o seu negócio a alavancar ainda mais as vendas e estar cada vez mais presente na internet. Por isso, confira nossas dicas abaixo:
Utilize as redes sociais a seu favor
Nos dias atuais, as redes sociais se tornaram grandes aliadas a muitas empresas, isso porque o público se encontra diretamente por lá. Seja no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Spotify ou Pinterest, as pessoas estão ligadas por muitas horas do seu tempo nelas.
Além disso, as diversas possibilidades que as redes sociais proporcionam são incríveis, desde a produção de conteúdo de qualidade e mais assertivo, até a criação de fotos para divulgar o trabalho e as peças que foram desenvolvidas.
Sim, elas são excelentes formas de você se comunicar com o cliente, manter uma relação afetiva e também gerar leads qualificados. Por elas serem instantâneas, o engajamento vem de maneira muito mais rápida e natural.
Uma fator muito importante é antes de tudo, verificar qual rede social se enquadra melhor com a sua confecção e a partir disso, elaborar um planejamento estratégico para entender como agir de acordo com o seu cenário.
Existem alguns tipos de conteúdo que você pode oferecer para seus clientes nas mídias sociais que costumam apresentar bons resultados. Confira as dicas:
- Mostre os bastidores;
- Interaja com seu público com enquetes, e outras interações que o Facebook e Instagram oferecem;
- Apresente novidades;
- Faça parcerias com influencers;
- Crie vídeos com algum propósito: lançamento, pedir opinião ou até desenvolver relacionamento com seu cliente.
Essas são algumas dicas interessantes que você pode aplicar na sua confecção hoje mesmo!
Esteja no Google
Para garantir o sucesso da confecção e estar no universo digital, é preciso estar entre o maior buscador da web: o Google, como todos conhecem. Para fazer parte de algumas ferramentas dele, é simples, basta seguir o que está logo abaixo.
Para que as pessoas encontrem sua empresa pelos buscadores, ela precisa estar inserida no Google, dentro do serviço de localização fornecido pela plataforma através de um cadastro, que você pode acessar e conhecer mais aqui, quando terminar de ler este artigo.
Além disso, é essencial estar no Google Meu Negócio, serviço para proprietários de empresas, que ajuda os empresários a ter um controle ainda maior sobre quando algum usuário busca sua empresa pelo nome.
Para isso acontecer, é necessário preencher algumas informações relevantes, como nome da empresa, endereço, telefone, horário de funcionamento, quais tipos de serviço oferece, entre outros itens que facilitem o usuário na hora de encontrar você através do navegador Google.
O mais interessante é que essa ferramenta vai muito além das pessoas simplesmente te encontrarem, ela possibilita que você acrescente mais informações relevantes do seu negócio, tire dúvidas dos possíveis clientes e também analise as avaliações da sua confecção feitas de maneira online.
Contudo, existe também como aparecer no Google através dos buscadores, criando conteúdos relevantes para blog, onde são usadas algumas técnicas chamadas de SEO - Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Que nada mais é do que um conjunto de técnicas (como o uso de palavras-chaves alvo) de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações têm como objetivo alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
Use os dados a seu favor
Uma das estratégias de marketing digital mais usada é a utilização dos dados do cliente ao seu favor para gerar novas vendas e fidelizá-lo através de e-mail marketing, promoções, novidades e conteúdos informativos, por exemplo.
Informações como como nome, e-mail, endereço, telefone e qual foi o histórico de compras ajuda a personalizar a quais ações da confecção tomar, focando ainda mais no objetivo final. Além de características demográficas, socioeconômicas e comportamentais (como hábitos e necessidades) são interessantes dados para entender quais os tipos de consumidores da sua confecção.
Sabendo de tudo isso, ficará mais fácil estabelecer as estratégias necessárias e traçar potenciais clientes.
Para delinear essa estratégia, vamos apresentar alguns passos que são usados no marketing digital. Lembrando que para fazer isso de forma certeira, a melhor opção é entrar em contato com uma agência especializada para ajudar nessa etapa.
- Defina sua persona (público-alvo) ideal da confecção;
- Defina qual será seu principal objetivo;
- Defina metas;
- Defina quais canais de comunicação serão utilizadas (e-mail marketing, blog ou redes sociais);
- Defina qual linguagem sua confecção irá abordar.
Essas são apenas algumas dicas de marketing usadas na hora de desenvolver ações estratégicas.
Agora, para ter ainda mais sucesso na hora de vender as peças da sua confecção, que tal utilizar produtos personalizados para os vendedores, como maletas, mochilas e malas de mostruário? Com certeza isso fará toda diferença na hora de apresentar suas mercadorias.
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