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7 acoes de marketing que voce precisa aplicar na sua empresa

7 ações de marketing que você precisa aplicar na sua empresa

Para ser bem-sucedido, qualquer empreendedor precisa investir em boas estratégias de marketing para ser encontrado. Muitas vezes achamos que precisamos de muito para chegar no topo dos resultados que desejamos, não é mesmo?

Mas a verdade é que não é necessário muito para fazer isso acontecer, basta realizar algumas ações de marketing e adaptar para sua realidade, dessa forma, você irá conseguir obter ótimos resultados. 

No conteúdo de hoje, vamos te explicar o que são as ações de marketing e quais você pode aplicar no seu negócio para agarrar as melhores oportunidades do mercado atual. Acompanhe a leitura com a gente!

O que são ações de marketing?

7 ações de marketing que você precisa aplicar na sua empresa

Costumamos chamar de ação de marketing qualquer atividade que é feita pelas empresas que tem como objetivo gerar informações importantes sobre o mercado, para poder impulsionar produtos e serviços, ou até mesmo atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

Essas ações de marketing são um conjunto de atividades importantes que devem ser levadas a sério para colher bons frutos.

Objetivos das ações de marketing são:

  • Promover e divulgar novos produtos e serviços;
  • Solidificar a imagem da empresa;
  • Promover a marca;
  • Atrair novos clientes e parceiros;
  • Fidelizar clientes;
  • Potencializar as vendas;
  • Conquistar novas oportunidades;
  • Comunicar-se com clientes e clientes em potencial.

Por fim, esses procedimentos tem como objetivo captar o máximo de informações sobre o mercado para poder criar ou promover produtos e serviços, atrair e fidelizar clientes cada vez mais. 

Confira agora quais são as ações de marketing que você não pode deixar de aplicar em sua empresa:

Realizar pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é fundamental para garantir o desenvolvimento da sua estratégia de mercado. Ele tem como foco coletar informações que irão oferecer uma visão completa do que seu cliente necessita e deseja, como também os padrões de compra e localização de onde ele se encontra.

Além disso, a pesquisa de mercado também pode ajudá-lo a efetivar uma previsão de vendas inicial, podendo monitorar as tendências de mercado e acompanhar o que a concorrência está fazendo. Isso vai facilitar muito suas ações de marketing.

Esteja nas redes sociais

Esse é com certeza um dos passos fundamentais para qualquer empresa, estar presente nas redes sociais. Existem diversas, as mais comuns são Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, WhatsApp e entre outras. Basta você entender em qual cenário se encontra e qual faz mais sentido você estar inserido. 

As redes sociais ajudam um pouco em tudo, como relacionamento com o cliente, vitrine para apresentar e vender seus produtos ou serviços, gerar proximidade com seu consumidor, fornecer tráfego orgânico para seu site (lá você consegue disponibilizar links diretos para ele) e seus clientes podem recomendar o seu negócio para outras pessoas, fazendo o famoso marketing boca a boca. 

Elas são importantes porque pessoas de todas as idades, classes sociais, gêneros e etnias utilizam redes sociais e estão online muitas horas do seu dia. Hoje já é possível comprar diretamente em plataformas que estão dentro dessas redes, então não deixe de investir nisso, viu?

Veja também: ENDOMARKETING: SAIBA O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

Otimize seu site para mobile

Na era em que vivemos, é completamente comum utilizarmos a internet nos smartphones e não nos computadores. Isso deve-se a praticidade e agilidade no dia a dia, já que nem todos possuem um computador em casa ou utilizam em seus trabalhos.

Por isso, é fundamental otimizar seu site e conteúdos para o mobile, não somente por conta da experiência do usuário, mas também porque o Google tem levado isso em consideração ao classificar as páginas.

O motivo pelo qual é tão importante otimizar seu site para o mobile são por contas das seguintes informações:

Com essas três informações já dá para entender qual é a dimensão do mobile para a internet brasileira e a importância de ter um site responsivo, não é mesmo?

Identifique sua proposta de venda exclusiva (USP)

A USP (Unique Selling Proposition), para quem não sabe, é uma breve descrição do diferencial de um negócio, sendo a melhor forma de entender o que representa a sua organização e o que a torna diferente das demais.

E esse é o único motivo pela qual seus clientes compram de você e não de seus concorrentes — é o que faz sua empresa se destacar da multidão. O foco aqui é definir o que sua empresa faz de diferente e conseguir transmitir isso aos clientes em potencial. 

Seu USP pode estar tendo uma oferta nova e exclusiva ou, fornecendo um serviço excepcional. Para ajudar você a começar a desenvolver seu USP, responda algumas perguntas abaixo:

  • O que você mais ama nos seus produtos e serviços?
  • Que habilidades ou conhecimentos especiais você tem?
  • O que faz com que seus clientes venham até você em vez de seus concorrentes?
  • Como seus clientes se beneficiam adquirindo seus produtos ou serviços?
  • Quais aspectos você geralmente destaca quando descreve seus negócios para estranhos?

Com o USP bem definido, trará diversos benefícios para sua empresa, como reforçar a autoridade da sua marca no assunto, diferenciar sua empresa das demais e ainda aumentar o impacto nas vendas.

Tenha um blog

Sem dúvidas, o blog é uma das ações de marketing mais importantes para quem quer oferecer mais visibilidade ao site/marca. Ter um blog irá abrir um leque de possibilidades, permitindo que sua empresa se comunique não apenas com o público-alvo, mas também com diversas outras pessoas que usam o Google todo dia como forma de pesquisar coisas novas.

É uma excelente ferramenta que tem potencial de ajudar sua empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, é claro, vender mais.

Crie conteúdos relevantes e exclusivos, que se comuniquem com seu público, tenha sempre em mente as dores das pessoas e foque em resolver problemas!

Desenvolva e-mails marketing

À medida que outras estratégias de marketing digital evoluíram, uma pergunta que continua surgindo é: "o e-mail marketing ainda é importante?" E a resposta é sim! Mais de 92% das pessoas adultas utilizam e-mail e 61% utilizam todos os dias.

Por isso, criar uma forte campanha de e-mail marketing irá ajudar sua empresa a alcançar e conectar-se com seu público-alvo de maneira personalizada e aumentar as vendas por um custo acessível. 

Enviar mensagens interessantes, segmentar o público por interesses e personalizar ofertas são excelentes ações de marketing. Realize testes e não esqueça de sempre acompanhar as métricas, para entender quantos são abertos e quais estão sendo ignorados. 

Se você não está investindo nisso, pode começar a priorizar essa prática em suas ações de marketing digital, que ao longo prazo fará total diferença.

Veja também: BRINDES CORPORATIVOS PERSONALIZADOS PARA IMPACTAR SEUS CLIENTES

Tenha um WhatsApp para sua empresa

Esta ferramenta é preferência nacional, não temos dúvidas. Ela é versátil e pode ser usada por qualquer empresa, sem contra-indicações. São centenas de milhões de brasileiros utilizando o aplicativo Whatsapp todos os dias, por isso não dá pra ficar de fora.

Por ser uma ferramenta que oferece interatividade com as pessoas, muitas não só conversam, mas também trocam fotos, vídeos, áudios e até mesmo fazem e recebem ligações. Com ele também é possível formar grupos com as pessoas que você quiser, como clientes, parceiros e colaboradores.

É um ótimo aplicativo para criar uma relação de proximidade com o seu cliente. E além de investir na sua lista de e-mails, como citamos acima, é interessante começar a segmentar e envolver seus contatos via WhatsApp. 

Para dar um ar profissional, tenha um número somente da sua empresa, nada de usar o seu número pessoal, viu? Dessa forma você consegue aproveitar de diferentes formas esse canal de comunicação, criando um vínculo direto com seu público, podendo responder tirando suas dúvidas e até mesmo vendendo mais através dela. 

Esperamos que tenha gostado dessas dicas de ações de marketing para sua empresa e aumentar ainda mais os resultados. Continue acompanhando nosso blog e confira conteúdos como este. 

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